Aplique estraga o cabelo?

Aplique estraga o cabelo?

 


Está feliz com seu belo aplique mas percebeu que seu cabelo natural está um pouco danificado? Será que a culpa é mesmo do uso de apliques? Quais cuidados você deve ter agora? 



Mas será que aplique de cabelo estraga o cabelo mesmo? De início, os apliques só vão danificar seu cabelo se foram colocados de maneira incorreta na raiz. Alguns riscos são lesões no couro cabeludo, irritações e algumas doenças, como dermatite seborreica. Os fios naturais em si, são mais difíceis de serem danificados pelo uso de aplique.


Mas se você faz o uso desses apliques, e mantém uma rotina de cuidados incorreta, como ficar pranchando, secando os fios em todas as lavagens e principalmente não fazendo um cronograma capilar para manter a saúde dos fios, ele irá sim danificar e esse dano talvez fique aparente.


Então aplique de cabelo estraga o cabelo ? Não, mas ele pode estragar apenas o seu couro cabeludo e se colocado de forma errada ou se você não tiver os devidos cuidados em sua casa, mas a culpa de outros danos no fio em si, não é do aplique, a culpa é da sua má rotina de cuidados. Portanto volte a fazer seu cronograma capilar e organize sua rotina capilar para que ele não se danifique uma outra vez, e mantenha sempre o seu couro limpo e saudável.


Em certos casos, o uso de apliques pode até “tratar” o cabelo, o aplique por si próprio não possui princípios ativos hidratantes, mas com o aplique em seus cabelos, muitas mulheres ficam mais incentivadas a cuidar deles, dessa forma já cuidando de seus cabelos naturais, também. 


Há casos em que a pessoa coloca o aplique com o cabelo todo danificado, numa tentativa de disfarçar os danos e meses depois, está com o cabelo maravilhoso junto ao aplique.


Então não podemos afirmar que o aplique de cabelo estraga o cabelo pelo fato de que ele em si, é apenas um complemento em sua cabeça, ele não é nada químico ou mecânico que vai causar danos em sua fibra capilar.


Vou listar aqui algumas dicas para te ajudar a cuidar melhor de seu aplique e cabelo natural, para que você não pense que o aplique de cabelo estraga o cabelo ♡


  • Faça cronograma capilar antes e depois de colocar o aplique

Mantenha uma boa rotina de cuidados antes e depois de colocar seu aplique, independente da técnica que usar (nó italiano, tic tac, ponto americano, fita de queratina…), o cronograma capilar é importantíssimo, quando o assunto é saúde dos fios, pois a fibra capilar, é uma fibra morta, então tudo que ela perder ao longo da semana, deve ser inserido com tratamentos.


Outro ponto muito importante para quem usa apliques, é não ficar amarrando o cabelo, penteando bruscamente ou fazendo penteados que vão puxar muito o cabelo. Isso aumenta o risco de uma alopecia por tração.


  • Na hora de lavar

Antes de começar a lavar o cabelo, desembarace-o suavemente com uma escova de cerdas próprias para apliques, para tirar os nós que vão atrapalhar a lavagem (já que ao lavar com shampoo, ele vai embaraçar um pouquinho).


  • Lave sempre seu cabelo em água morna

Nunca lave em água quente, lave sempre em água morna ou fria, pois além de estimular a oleosidade do couro cabeludo, a água quente contribui para danificar a fibra do cabelo, ressecando o mesmo.


Não passe o shampoo diretamente no comprimento. Passe o shampoo diretamente no couro cabeludo, faça espuma lavando em movimentos circulares, depois desça um pouquinho no comprimento mas não esfregue.


Ao condicionar, evite que o condicionador chegue na raiz. 


Quando for secar o cabelo, tire o excesso de água com um tecido ou blusa de algodão, isso evita frizz. Evite secador, se necessário, use apenas na raiz, para não deixar o couro molhado por muito tempo.


Na finalização você pode optar por usar um bom leaving, um óleo mais suave ou um reparador de pontas.


  • Nunca durma com o cabelo molhado

Ao dormir com o cabelo molhado, você contribui para o aumento dos fungos em seu couro cabeludo, podendo causar a temida caspa.


  • Banhos de piscina ou mar

Ao tomar banhos de mar ou piscina, use sempre um protetor solar para cabelos. Entre na água com cabelo preso, mas mesmo assim, uns respingos de água sempre vão acabar caindo em seu cabelo, então use um creme multifuncional que forme uma película em seu cabelo, protegendo-o do sal do mar e do cloro da piscina (para saber escolher o creme, basta ler no rótulo se é indicado para banhos de mar ou piscina)



Portanto concluímos que o aplique de cabelo estraga o cabelo apenas se a pessoa que usa aplique não tiver os devidos cuidados.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.